A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu o estado de emergência em 14 municípios de seis estados brasileiros. A situação é causada pela estiagem, um período prolongado de baixa ou nenhuma chuva, em que a perda de umidade do solo é superior à sua reposição, segundo o Cobrade (Classificação e Codificação Brasileira de Desastres). As emergências foram reconhecidas por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (5).
A situação de emergência pública reconhece uma situação anormal, provocada por desastres — como mudanças climáticas — causando danos e prejuízos que impliquem o com o comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público do ente atingido.
Apesar de ser menos intensa que a seca, a estiagem produz reflexos sobre as reservas hidrológicas, o que pode causar graves prejuízos à agricultura e à pecuária, por exemplo.
LISTA COMPLETA DAS CIDADES:
Senador Rui Palmeira (Alagoas);
Planaltino (Bahia);
Caucaia (Ceará);
Independência (Ceará);
Salitre (Ceará);
Brejinho (Pernambuco);
Dona Inês (Paraíba);
Barra de Santa Rosa (Paraíba);
São Francisco (Paraíba);
Salgadinho (Paraíba);
José de Princesa (Paraíba);
Campo Grande (Rio Grande do Norte);
Serra de São Bento (Rio Grande do Norte);
São Rafael (Rio Grande do Norte).
Na semana passada, o governo federal já havia reconhecido a situação de emergência em 24 municípios do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Bahia e Sergipe. Desses, 21 cidades sofrem com a estiagem, duas com as chuvas intensas e uma com a seca.